A hidratação é o fator de maior importância para o bom desempenho vocal

13-05-2011 16:08

Por www.artes.com

 

A hidratação é o fator de maior importância para o bom desempenho vocal. Suas bordas e pregas vocais não conseguem um bom desempenho se não estiverem hidratadas, lubrificadas. O primeiro sintoma é o ressecamento dessa musculatura e o aparecimento do "pigarro" (congestão da mucosa laríngea). A prevenção é muito simples e barata: de dois a três litros de água por dia. Não podem ser aceitas as justificativas das pessoas que dizem não sentir necessidade de água. A ingestão constante de água deve ser UMA OBRIGAÇÃO, principalmente quando o profissional da voz estiver trabalhando (a garrafa de água tem que estar junto dele por todo o tempo).

 

O teste que pode ser realizado para averiguar o nível de hidratação do organismo é mais barato ainda! Trata-se de um auto-exame que consiste em observar a coloração de sua urina: caso ela se apresente amarelada (turva), é hora de beber muita água até que, em futuras observações, a urina apresente-se translúcida, bem clara. A partir daí, faça dessa observação um hábito, a fim de que o quadro não volte a se repetir.

 

Gelo

 A temperatura orgânica varia de 36ºC a 36,5ºC, logo o gelo é, em todas as formas em que se apresente, prejudicial para o organismo e, extensivamente, para a garganta, mormente quando em atividade vocal. Esteja alerta! Não deixe de se policiar!

 

Fonte: www.artes.com/ameprod.com.br