Regente

        Ricardo Pereira da Silva iniciou seus estudos em canto lírico no Conservatório de Tatuí em 2005 com a professora Damares Silva Matheus. Em 2006 já integrava o Coro Sinfônico da mesma instituição, além do “Madrigal Uniso”, ambos ganhadores de vários prêmios estaduais e regidos por Cadmo Fausto, coordenador do setor de canto do Conservatório de Tatuí. Em 2007 passou a estudar com a professora Suely Freitas, com quem tem aulas até os dias de hoje, desenvolvendo um repertório voltado à ópera, principalmente na sua categoria “bufa”.

        Em 2009 foi o primeiro colocado no Concurso Interno de Canto do Conservatório de Tatuí e ficou na quarta colocação no Concurso Nacional de Canto Lírico “Bauru Atlanta Competition”, realizado pela USC (Universidade do Sagrado Coração) em Bauru. Foi aprovado para integrar o Coro Lírico Municipal da cidade de São Paulo em 2010.

        Hoje também trabalha com a música regional do sul-sudeste do Brasil com o grupo Folclore Nativo, ganhador de vários prêmios nacionais de música, além de reger os coros “Conversa Afinada” e “Vem Viver”, ambos da cidade de Alumínio.