Aquecer a voz

29-12-2010 02:13

Ainda que cantar pareça algo celestial, a produção da voz cantata é uma experiência física e terrena, que requer a disciplina de um atleta, bem como talento. Como todo atleta já sabe, aquecimento eficiente é essencial  para uma boa apresentação.

Por que os cantores devem aquecer a voz? Ninguém espera que um ginasta se levante e apresente saltos mortais depois de uma refeição completa, mas cantores convidados para jantar são frequentemente requisitados a se transformarem na “atração da festa”, depois que todos terminarem a sobremesa e beberem o café. O cantor inteligente delicadamente se recusa a fazê-lo, ao invés de revelar sua voz desaquecida e crua, que fica ainda pior com o estômago excessivamente cheio. O aquecimento vocal permite ao cantor “entrar em contato” consigo mesmo , tanta física quanto psicologicamente, e ainda o faz experimentar uma agradável sensação de auto-percepção, que é a base de uma técnica vocal segura.

Reservando um tempo para aquecer a voz: idealmente, o aquecimento vocal deve se realizar sem pressa  - como uma auto-exploração lenta que proporciona tempo suficiente para um relaxamento gradual e a coordenação de um incontável número de músculos, grandes e pequenos que contribuem para a produção vocal. Aquecer a voz deve ser uma experiência prazeirosa, comparável a uma deliciosa massagem. Muito frequentemente, infelizmente, o cantor aquece a voz enquanto corre para o ensaio ou tenta desesperadamente aprender sua música de última hora. A pressão do “não vai dar tempo” resulta em tensão física e mental, o que acaba afetando o aquecimento vocal, que se torna difícil, frequentemente ineficaz ou ainda contraproducente.

Como aquecer a voz: cantores desenvolvem diferentes maneiras de aquecer a voz adequadas às suas necessidades individuais; o aquecimento pode variar com mudanças físicas, mentais e saúde emocional. No entanto, um plano lógico e harmonioso oferece melhores resultados. Muitos cantores começam aquecendo seu corpo como um todo com exercícios físicos suaves (yoga, alongamento, Tai Chi). Isso ajuda a aliviar qualquer tensão muscular que possa interferir na produção vocal. Os músculos da articulação, que incluem os relacionados com o maxilar, a língua, os lábios e o palato mole podem ser relaxados com exercícios apropriados, que podem também ajudar a ativar a fase expiratória do fluxo de ar do cantor. Antes de explorar o seu potencial de ressonância vocal para as necessidades do dia, o cantor deve estar relaxado, porem com vigor. Se o cantor estiver cansado ou não se sentir bem, vai ser preciso energizá-lo, para que ele possa providenciar o suporte de ar adequado para cantar. É sábio começar vocalizando nas notas mais confortáveis do seu registro vocal médio e gradualmente trabalhar em direção às notas agudas e graves mais externas. Notas agudas (vibração das pregas vocais mais rápidas) requerem uma quantidade relativamente maior de fluxo de ar e aumento de espaço na laringe (não tente “forçar” esse espaço). Notas mais graves, que utilizam uma maneira “mais pesada” de vibração das pregas vocais (massa de vibração mais densa), também necessitam de suporte adequado. Recentes estudos no  “The Center for voice disorders” mostraram que cantar nos extremos – tanto as notas mais agudas quanto as mais graves – pode forçar os músculos da laringe, e pode resultar num indesejável (e potencialmente nocivo) hábito de tensionar a musculatura. Por isso, é de bom senso evitar cantar nos limites dos extremos da sua voz até que a sua voz esteja satisfatoriamente aquecida. Na sua região média é onde o cantor pode iniciar, com segurança, a sua busca diária pelos ajustes na forma e no tamanho da faringe. Considerando-se as incontáveis configurações possíveis no trato vocal, o processo de desenvolvimento da voz cantada é contínuo, mesmo para os profissionais mais experientes. A maior parte do tempo empregado no aquecimento vocal visa o desenvolvimento de um belo timbre vocal através de uma variedade enorme de exercícios.

Finalizando, o cantor comumente testa as suas passagens e quebras de registro durante o aquecimento. Exercícios que “combinam” a voz de “peito” (ajuste “pesado da laringe”) e a voz de “cabeça” (ajuste “leve” da laringe) eventualmente produzem uma “passagem” suave, resultando numa “escala uniforme” das notas mais graves às mais agudas da tessitura.

Desaquecimento: o corredor de longa distância vai despender um bom tempo alongando e massageando seus músculos após uma maratona. Da mesma forma, o cantor que se extenuou deve desaquecer a voz com exercícios que “suavizem” as pregas vocais (vocalizando “u” por exemplo).

Relaxar a musculatura da laringe, mesmo sem fonação já é terapêutico. Massagear a mandíbula, o masseter (músculo da mastigação), bem como outros músculos do pescoço e ombros, extendendo-se  para os músculos do esterno e escápulas promovem um bem vindo alívio para o cantor.

 

Traduzido e adaptado por Débora Letícia do original em inglês:

Radomski, Teresa. Warming up the voice. Center for Voice od Wale Forest University.