Elementos musicais
TIMBRE: são as características próprias de cada instrumento, objeto e da voz humana, é o que identifica o som de cada um.
INTENSIDADE: é a característica do som que nos permite identificá-lo como forte, médio e fraco. Podemos dizer então que é o volume e a força do som. Em uma mesma música a variação da intensidade, transmite maior expressividade.
ALTURA: é a característica do som conhecida como grave (grosso), média e aguda (fininha). A altura do som depende do número de vibrações emitidas por segundo.
DURAÇÃO: o som é finito, isto é, ele começa e acaba. O corpo que permanece em vibração é quem vai determinar a duração do som. Existem sons longos,médios e curtos.
DENSIDADE: é o número de sons que são produzidos ao mesmo tempo, num mesmo ambiente. Vários instrumentos, várias vozes cantando e tocando juntos, como numa orquestra. Assim como o som tem seus elementos formais que acabamos de estudar, a música tem seus elementos expressivos:
MELODIA: É a seqüência de sons de diferentes alturas, organizadas para formar um sentido musical. Cantamos uma melodia quando cantarolamos uma canção.
RITMO: É a forma como os sons são agrupados em uma determinada seqüência. O ritmo varia de acordo com a duração de cada som e sua acentuação.
HARMONIA: É a emissão de dois ou mais sons diferentes ao mesmo tempo.Quando esses sons combinam dizemos que é um acorde consonante e quando não combinam dizemos que é uma acorde dissonante.
Fonte: "Canto porque me encanta cantar" – Luiza Mara Motta dos Santos
Secretaria de Estado da Educação – PR - Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE