São Paulo - Temporada de matrículas e workshops nas Fábricas de Cultura

21-01-2012 19:06

 

Quem mora na Zona Leste de São Paulo tem dois motivos para visitar em janeiro as Fábricas de Cultura mantidas pelo Governo do Estado em Sapopemba, Vila Curuçá e Itaim Paulista. O primeiro é que será aberto o processo de matrículas para novos alunos, em vários ateliês de iniciação artística. O segundo motivo é que, no mesmo período em que acontecem as inscrições, haverá também aulas abertas nas quais a comunidade poderá “degustar” à vontade as atividades promovidas pelas Fábricas. Tanto o período de matrículas quanto os workshops acontecem até 30 de janeiro de 2012. 
 
Projeto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, as Fábricas de Cultura oferecem cursos de música, dança, teatro, circo, artes plásticas, multimeios e xadrez, em várias modalidades. Além disso, elas promovem shows e apresentações culturais nos fins de semana em que as estrelas são os artistas do próprio bairro. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.
 
Quem deseja se matricular precisa apenas comparecer à Fábrica escolhida com RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de residência. Cada unidades tem cerca de 1.200 vagas disponíveis. Já para participar dos workshops basta ir a uma das Fábricas nos horários das aulas – de terça a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Não é preciso se inscrever previamente; as vagas são preenchidas a cada turno de acordo com a ordem de chegada.
 

Sobre as Fábricas

O objetivo do programa Fábricas de Cultura é promover a participação de jovens de distritos vulneráveis da capital em atividades artísticas e culturais que contribuam para seu desenvolvimento e inserção sociocultural. As Fábricas são prédios modernos, com cerca de 8 mil metros quadrados, com salas de aula, biblioteca, teatro com capacidade para 300 pessoas, totalmente equipadas. Além das unidades já inauguradas em Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista, a Secretaria de Estado da Cultura em breve inaugurará as unidades do Jardim São Luis e Vila Nova Cachoeirinha, e está construindo mais seis, nos bairros de Cidade Tiradentes (zona leste); Brasilândia, Vila Nova Cachoerinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul).
 

ENDEREÇOS:

Fábrica de Cultura Sapopemba
Rua Augustin Luberti, nº 300 com a Rua André Thevet, s/n.
Fone: 2012.5803
 
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500.
Fone: 2025.1991
 
Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, s/nº.
Fone: 2016.3316
 
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC